O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

domingo, 4 de dezembro de 2011

MUDANÇA EM AÇÃO

MUDANÇA EM AÇÃO



Sue Tabbitt – Siemens  Enterprise Communications (2009) acrescenta que há vários bons exemplos de estratégias de trabalho remoto sendo utilizados com grande eficácia nos negócios atualmente, tanto na redução das emissões de gás carbônico, como no aumento do desempenho e redução de custos conforme os objetivos da empresa.

                                                            Futurecom



                                                                 


remoto
Veja a grande empresa de TI, IBM. A empresa possui dois programas que reduzem as viagens diárias para o trabalho de seus funcionários.  Mais de um terço da força de trabalho global da IBM (mais de 100.000 funcionários) participa de um desses esquemas de trabalho flexíveis, o que por sua vez ajuda os funcionários a obter um melhor equilíbrio entre a sua vida profissional e a pessoal.


trabalho remoto



Os benefícios para o meio ambiente também são atraentes: Em 2006, somente nos Estados Unidos, o programa Trabalhe em casa da IBM economizou aproximadamente 8m galões (31M litros) de combustível e evitou que fossem emitidas mais de 61.600 toneladas métricas de CO2. Isso contribuiu para que a IBM ficasse em 15° lugar na lista de empresas da Fortune 500, participando do programa Best Workplaces for Commuters da EPA nos Estados Unidos.




Na Sun Microsystems, enquanto isso, aproximadamente 24.000 funcionários no mundo todo trabalham fora do escritório um ou dois dias por semana. Em 2007, isso eliminou o lançamento potencial de 32.000 toneladas métricas (32m Kg) de CO2 no meio ambiente. Ao mesmo tempo, os funcionários economizaram, em média, 104 horas por ano (2,5 semanas) de tempo de transporte, evitaram dirigir 5.955 quilômetros (3.700 milhas), 1.770 dólares de desgaste do carro e 870 dólares de combustível. A Sun economizou 66 watts por hora por trabalhador que atua de sua residência e quase 68m dólares em custos com imóveis. Hoje, os teletrabalhadores citam o programa Open Work (Trabalho aberto) da Sun como o motivo principal pelo qual eles recomendam a empresa.



Quando a companhia aérea JetBlue ofereceu pela primeira vez o teletrabalho aos seus agentes de reservas em 2000, a empresa possuía 40 agentes, sete supervisores e quatro funcionários de apoio. Até 2006, esse número havia crescido para 1.500 agentes, dos quais 1.200 optaram pelo trabalho por meio da telecomunicação. Hoje, 80% dos agentes de reservas da JetBlue trabalham de suas residências. A empresa relata que a mudança não só economizou dinheiro e espaço em escritórios caros, mas também aumentou a produtividade.