O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

VANTAGENS


VANTAGENS





trabalho em casa
Mostrarei a seguir as vantagens no aspecto custo beneficio e como melhoria na qualidade de vida e a necessidade de contribuir e salvar o planeta através de medidas inteligentes produzidas pela tecnologia.







“Basta imaginar uma pessoa normal que vai para o seu emprego tendo que se levantar várias horas antes, para tentar evitar longas filas de trânsito ricas em poluição de vários tipos, quando chega ao emprego já envolvida no stress do dia a dia e sem a mínima vontade de fazer algo de produtivo para o seu trabalho, enquanto que outras pessoas normais ficam mais uma ou duas horas na cama, tomam um "vigoroso" café da manhã  e estão aptas e com disposição para trabalharem sem intervalos pré-definidos.” [Francisco Dias, Prof. Luiz; Universidade de Mogi das Cruzes; “A Introdução Teletrabalho na Sociedade Contemporânea com a utilização das ferramentas de Comunicação”]





Mãe trabalhando em casa
Há alguns passos do quarto milhões de pessoas iniciam seu dia de trabalho, como se estivesse no escritório convencional, porém o trabalho é em casa, a vantagem de trabalhar em casa entre tantas outras é a produtividade, que é cultivada pela facilidade de estar longe de transito de poluição de vários outros tipos de stress que se acarreta durante o trajeto de ir e vir para o trabalho. De inicio nas pesquisas elaboradas o trabalho de vendas é o que vem liderando em relação a trabalho em casa, porém com as vantagens estabelecidas outros setores também estão seguindo o exemplo. 


A SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades é uma empresa que mais promove o trabalho em casa através de um site onde tem informações atualizadas e demonstrando como pode ser vantajoso aceita-lo.A principal vantagem para uma empresa adotar o trabalho remoto é a redução de custos operacionais. De uma só vez podem ser eliminados gastos com transporte, alimentação, aluguel de imóvel, compra de mobiliário, computadores, funcionários de limpeza, taxas de condomínio, telefone, luz, água, e todos os custos que envolvem a manutenção de um escritório. A redução de custos pode reverter em melhor remuneração para o funcionário, horário flexível, mais tempo para a família e melhora na qualidade de vida. Para a empresa mais flexibilidade para as suas estratégias de mercado, maior agilidade nos processos, melhoria na qualidade e melhores mecanismos de controle.



A vantagem é garantida, mas temos que tomar cuidado pois como já falávamos do perfil, além do perfil temos que ter um espaço que inspira e deixa transparecer um escritório mesmo que seja em casa para não passarmos por algumas surpresas como mostra o vídeo a seguir:


É ótimo poder se trabalhar de qualquer lugar mais um pouco de cuidado não chega a ser exagero. Eu  particularmente passei por uma surpresa de deslize em um dia destes. Eu estava fazendo um teste de internet via rádio em casa sendo que eu instalei um roteador Tplink de uma unica antena e levei meu notebook à casa da minha mãe para que a mesma  falasse pelo Skype com meu irmão na Europa (ele esta passando as férias lá). 


O teste foi realizado pelo fato de minha internet speedy  ser de  apenas 256 kpps, estava vendo o quanto a mesma alcançaria e se também se manteria instável sem perder a conexão. Pelo fato das empresas  de operação em sua maioria contratarem operadores para trabalhar em casa exigindo a internet banda larga de 2 megas,  e eu também fiquei sabendo que o motivo é por causa dos softwares de Voip,  então resolvi testar  utilizando a tecnologia Voip através do Skype, enfim o resultado  foi ótimo e ficamos por cerca de três horas com ele conversando.



Quanto a questão física relacionada ao teste é que a casa da minha mãe fica há uma distancia de uns 20 metros ou mais da minha  casa e tem várias paredes que separam nossas casas e há o fato de não termos uma antena externa, mas por fim funcionou muito bem.


Quanto a surpresa, como já dito demoramos mas de três horas conversamos e como já falei aqui antes que o preconceito nos faz um país de miseráveis mas a ignorância de muitos contribui muito mais, e na casa de  minha mãe ela recebe muitas visitas em sua casa por ser antiga no bairro em sua maioria pessoas analfabetas entre outros estilos, enfim uma senhora criticou o nosso trabalho, senhora esta que estava visitando neste momento a minha mãe por ser a mesma ignorante no sentido de não conhecer a existência da internet em si e para a que a mesma serve, eu fui rude com a mesma, sem perceber a câmera ligada e pessoas na Europa ouvindo e vendo (porque lá também havia uma certa prateia que não nos conhecia, porém pertence ao nosso grupo religioso e meu irmão esta se hospedando nesta residencia).


Neste momento eu consegui entender, que é importante  em  situações difíceis  como estas sabermos se comportar e quando se trata ainda do teletrabalho podermos separar nosso ambiente o máximo que possível do restante da casa deixando bem claro para pessoas com menos conhecimento o que é e para que serve porque se não será impossível, pois ainda existe muitos que estão longe de nossa realidade e nunca conseguiram entender este nosso ambiente.



Um amigo me disse hoje que a sua luta não é para atrair para o teletrabalho profissionais autônomos, pois isso é já bastante comum atualmente. O maior “nó” na esmagadora maioria das vezes é ter funcionários celetistas trabalhando como home officers, como fazer isso, como gerir essas pessoas, como avaliar resultados, como manter uma cultura organizacional coesa, etc, ou seja, como atrair as empregadoras de mão de obra para o home office, mas eu particularmente que estou no meio desta massa entendo que é para que isto aconteça existe muito que possa se mudar, seja com empresas, mas com pessoas que estão a nossa volta e nós também.




As empresas entenderem, por exemplo, que com uma determinada tecnologia tem como se fazer chegar o trabalho remoto sem ser com banda larga de 2 megas ou mais. Sei disso pois trabalho como já falei aqui no Grupo Telefônica  no Suporte técnico e sei que tem empresas que utilizam a internet com velocidade reduzida e  nos procura para reparo as vezes menos do que os que tem a nova tecnologia a fibra. Isto se dá pelo fato também de ter pessoas que utilizam a tecnologia saber manuzea-la. Digo isto porque a maioria de nossos atendimentos se dá em conexão e navegação, e muitas vezes é o usuário que esquece de ligar algum cabo ou até mesmo de se logar, outros de configurar corretamente o roteador.

Outrossim fica por conta da massa, ou seja, funcionário ele tem que ter preparação física, psicológica e condições de separar um pequeno comodo, ou que seja espaço para poder trabalhar em casa, porque nem todas as residencias dá para se manter os dois ambientes. Isto não quer dizer que não possa ser mudado, preparado e valorizado sim é para isto nossa luta, mas tem que ser um conjunto de busca, todos em um só lema. 


Também preparar a família e conhecidos para que possa entender que apesar de estar em casa, mas a pessoa esta trabalhando para que não haja interrupções e muito menos desentendimentos.Mas o importante entre os dois mundos é saber que o céu nasce para todos em um novo mundo em que se fala de sustentabilidade e reciclagem o importante também é improvisar e se aproveitar o que tem sem muito gasto dá pra se sair muito bem nesta questão exemplos se tem de montão. Improvisar que eu digo na hora de separar o cantinho. Porque lugar físico com criatividade da pra se montar. A maior questão mesmo é a psicológica e familiar para se ter um ambiente atrativo. Mas não custa tentar. 


A imagem abaixo é de um blog que fala de vários exemplos de criatividade vale a pena conferir. O link do mesmo segue a seguir:  




Home Office bem bonitinho





Vale a pena conhecer o site acima de casinha bonitinha blogspot tem muitas dicas legais. Lá tem muitas dicas simples e  baratas para Home Office.