O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE

PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE



Gripe
Escreve André Brik
 “Em tempos de pandemia, trabalhar de casa tornou-se uma forma eficaz de evitar (ou ao menos reduzir) contato com possíveis contaminações, seja pela permanência em locais fechados, ambientes com grande número de pessoas ou pelo uso do transporte público. Se existe esta alternativa, vale a pena considerá-la. Converse com seu empregador sobre esta possibilidade, principalmente se você faz parte de um dos grupos de risco.” (Brik, André; GoHome, 2009).
             
    
O mundo esta se transformando de forma acelerada, são mudanças climáticas, epidemias, entre outras coisas que estão acontecendo e o mundo do trabalho também vem se transformando de forma acelerada, sendo o desenvolvimento tecnológico um dos determinantes da mudança. As mudanças frequentemente se fazem sobre as formas como os processos de trabalho são desenvolvidos e, como consequência, verificamos alterações profundas sobre as relações de trabalho.

Em relação às mudanças climáticas ocasiona a questão das dificuldades de deslocamentos por causa de questões ambientais como chuvas demasiadas, geadas, ou calor excessivo, aonde vimos neste caso que muitas vezes existe a dificuldade de locomoção de pessoas existe países onde acontecem furacões, tufões entre outros desastres naturais por conta da mudança climática que muitas vezes existe a necessidade de se paralisar muitas atividades, onde dependendo da atividade pode afetar até a economia local e até mesmo global. 



E na questão de epidemia além de afetar a economia também existe o fato de transmissão da mesma podendo ocasionar muitas mortes. Muitas empresas estão enviando funcionários com suspeita de gripe para casa, quanto às grávidas elas também ficam em casa por um determinado prazo, onde esta gripe pode ser transmitida por qualquer agente transmissor e vir a matar tanto o feto como a mãe neste caso, estas pessoas devem conversar com seus empregadores para ir desenvolvendo suas atividades a partir de casa.


Com férias prorrogadas pela nova gripe, escolas de SP dão aulas pela internet.













Com informações do Bom Dia São Paulo

“Entre os recursos usados, estão blogs e vídeo aulas. Alunos também recebem kits em casa para manter atividades em dia.
Como a volta às aulas foi adiada por causa da nova gripe, muitas escolas decidiram usar a criatividade para garantir opções de ensino à distância Em uma escola de Valinhos, a 85 km de São Paulo (...). Eles podem acessar exercícios elaborados pelos professores em blogs na internet.(...) E em outra escola particular, em Campinas, a 93 km de São Paulo. (...) As férias até o dia 17 serão ocupadas com tarefas e aulas em vídeo. Os recursos são usados para manter os alunos em atividade, e podem servir no futuro para o calendário de reposição de aula. Durante as duas semanas em férias, os estudantes vão receber três kits com lição de casa. Os professores também poderão tirar dúvidas pelo telefone. Os kits são entregues na casa dos alunos por um motoboy. Os alunos aprovam a idéia, pois se mantêm ocupados e evitam a reposição de aulas no fim do ano. (...). ”

Em São Paulo como em outros estados do país paralisaram as aulas, foi uma das medidas preventivas, porém existe a questão da reposição, questão esta que deveriam ter pensado em não paralisar e sim as aulas ter se realizado nas casas, claro existe o fato de muitos não ter condições favoráveis em relação à tecnologia, mas neste caso pensar em alternativas diferenciadas que possam vir a favorecer os mesmos com exercícios em casa. Como vimos acima houve escolas que criaram medidas para os alunos não ficar sem aula.

Como vimos acima no ano de 2009 houve no Brasil uma epidemia de gripe, onde dificultou muito para as pessoas trabalharem. O problema se agravou mais ainda para as gravidas, pois muitas chegaram a vir até a óbito. Muito se faz  para conte-la. Na época em  eu estava cursando a faculdade e desenvolvendo meu tcc eu trabalhava em uma escola e tivemos que trabalhar em turno reduzido e público reduzido, muitos ficaram sem aula e como já falo acima até as reposições se houve dificuldades alguns chegaram a perder seus cursos na faculdade.

Uma amiga minha  era bolsista  e estava gravida a mesma não teve como acompanhar o curso e acabou perdendo sua bolsa. Se na época a faculdade junto com a coordenação de bolsas tivesse criado uma alternativa via online creio que a mesma teria acompanhado o curso com exito.


 Este é um dos exemplos vivenciados por mim e assim continuo acreditando que se a tecnologia chegou foi para facilitar, além do que o estudo a distancia por exemplo, não é uma coisa nova  antigamente já se transmitia um curso no rádio que se chamava Mobral (movimento brasileiro de alfabetização), onde o mesmo era transmitido em um horário especifico na época do regime militar sobre o nome de projeto Minerva é claro que não deu muito certo por muitos motivos e acontecimentos da época como informa o blog que fala de reflexões sobre educação e tecnologia  no mesmo vemos muitos dados sobre o que como foi a educação na época, mas o que importa e o objetivo central deste post que é o aproveitamento da tecnologia na educação a distancia em momentos críticos ou não.




Radio

O que quero dizer neste post é que até antigamente os governos da época já pensavam em uma maneira para inserir  o trabalho a distancia por meio do rádio com a educação neste caso tanto faz se usar a tecnologia para trabalhar por vários tipos de trabalhos como também se estudar é o que muitas escolas conseguiram fazer em 2009 para ajudar os alunos em tempos de gripe.





Podemos entender então que se o rádio já facilitava a educação a distancia nas décadas 60 e 70, e hoje com muitas novidades tecnológicas tanto a educação como o trabalho a distancia podem ser realizados facilmente sem nenhuma dificuldade desde que as operadoras de banda larga venham a investir cada vez mais nas redes de transmissão seja via cabo, rádio, wireless entre outras para melhor atender os usuários até mesmo os mais distantes.