O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA O TELETRABALHO NO BRASIL



 Fonte: Alvaro Mello - Sobratt




                                       
                                    



Em relação ao fuso-horário o mundo tem em cada região um horário diferente onde quando é de dia no Brasil no Japão, por exemplo, é noite e vice-versa. Existem muitas empresas que aproveitam desta facilidade para contratar funcionários de outros países o próprio Google site de busca se beneficiou com isto. A Dell empresa de tecnologia vende para vários países em vários horários com funcionários online estes funcionários recebem os pedidos de compra a qualquer momento e em poucas horas é distribuído para vários países para ser montado o equipamento seja na Índia, China entre outros, porque a Dell tem fornecedores espalhados, onde são produzidos vários tipos de peças e um só pedido são movimentados todos estes fornecedores, porém por causa do fuso horário se não houver nenhum problema na entrega em menos de quatro dias será entregue este pedido. Sendo que ninguém se conhece nem vendedor, nem fornecedor e nem tão pouco os clientes tudo é desenvolvido via online ou telefone.
Também podemos ver exemplos de médicos que podem tirar raios-X, por exemplo, dentre outros diagnósticos e podem enviar de um país a outro e na parte da manhã estar na mesa de seu colega do outro lado do mundo. Contadores, administradores, digitadores, médicos, arquitetos, profissionais liberais ou não podem usufruir desta vantagem e porque não dizer empresas globais que podem contratar seus colaboradores e até mesmo terceirizar seus serviços para qualquer lugar do mundo sem ter que criar prédios/empresa fixa no local que deseja chegar com seus produtos/serviços.
O texto abaixo foi tirado como exemplo do livro o mundo é plano e retrata um dos exemplos que temos sobre esta vantagem. Podemos ver que o autor recebe um email de um amigo descrevendo como que recebeu os materiais da conferencia e aproveita para explicar sobre a digitalização de laudos médicos, assim a vantagem do fuso horário garante a implantação do teletrabalho em todo o mundo para todas as modalidades.
O MUNDO É PLANO



“No fim do nosso encontro, perguntei a Rao qual seria o seu próxi­mo passo. Ele estava cheio de planos; contou-me que andava conversan­do com uma empresa israelense que avançava a passos largos em tecnologias de compressão, a fim de facilitar e melhorar a transferência das imagens de tomografias pela Internet. Assim, será possível obter rapidamente uma segunda opinião de um médico do outro lado do mundo.
Algumas semanas depois da minha conversa com Rao, recebi o seguinte e-mail de Bill Brody, reitor da Johns Hopkins University, a quem eu havia acabado de entrevistar para este livro:
“Caro Tom, vou dar uma palestra numa conferência médica de formação continuada da Hopkins para radiologistas (já fui radiologista). (...) Tomei conhecimento de um fato curioso, que acho que tal­vez lhe interesse. Acabo de descobrir que, em muitos pequenos hospitais (e alguns de médio porte) americanos, os radiologistas es­tão terceirizando a elaboração dos laudos das tomografias para médi­cos indianos e australianos! Na maioria das vezes, claro, isso é feito à noite (e talvez nos fins de semana), quando o pessoal da radiologia é insuficiente para cobrir a demanda da instituição. Enquanto alguns médicos usam a telerradiologia para enviar as imagens do hospital para casa (ou para Vail ou Cape Cod, imagino), a fim de interpretá-las e fazerem seus diagnósticos a qualquer hora do dia ou da noite, parece que os hospitais menores estão enviando as tomografias para radiologistas no exterior. A vantagem é que, quando aqui é noite, na Austrália e na índia é dia — de modo que a cobertura, fora do horá­rio comercial, é mais rápida quando as imagens são enviadas para o outro lado do globo. Como as tomografias e ressonâncias já se en­contram em formato digital e são disponibilizadas numa rede com protocolo padronizado, não há a menor dificuldade em visualizá-las em qualquer lugar do mundo. (...) Suponho que os radiologistas do outro lado (...) tenham feito cursos nos EUA e obtido as licenças e credenciais necessárias. (...) Os grupos estrangeiros que prestam esse tipo de serviço são chamados de "corujas" pelos radiologistas ameri­canos que os contratam. Um abraço, Bill. ”” (Friedman; Thomas L. 2005, pag.25)







A vantagem de trabalhar remotamente indica que em qualquer lugar do mundo que você estiver poderá trabalhar para qualquer empresa em horários diferenciados, ou seja, aqui vemos que os médicos enviam as radiologias para que seja revelada a noite e na parte da manhã já recebem em suas mesas com o diagnostico pronto.
Temos aqui também um exemplo de um serviço online que mostra como conhecer os fusos horários de qualquer lugar do mundo onde o TimeZoneCheck é um serviço online gratuito onde é possível verificar qual é o horário local de qualquer lugar do mundo. Através de um mapa é possível procurar por cidades ou países:


  Fonte: Tecnofagia e timezone