O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ATENDENTES DA GOL TRABALHAM EM CASA





ATENDENTES DA GOL TRABALHAM EM CASA








A Gol desenvolveu também o trabalho a partir de casa, porém como muitas outras organizações que tenham adotado alguma forma de iniciativa de teletrabalho, isso vem ocorrendo de forma informal e limitada. Na maioria dos casos, o teletrabalhador é limitado pelo uso de um PC próprio e precisa divulgar o telefone de sua residência, entramos em contato com a empresa e a mesma nos deu estas informações. Isso ocorre porque a empresa não disponibiliza ferramentas de colaboração via Web/vídeo, serviço de um número, mensagens instantâneas e outros recursos fora do escritório. Embora ela não forneça os dispositivos para o trabalho em casa na hora da entrevista a mesma questiona se o funcionário já tem o seu em casa e se o mesmo tem a preferência de trabalhar em casa. Afirma a selecionadora da empresa. (Por questão de ética não podemos citar o nome da mesma. - Só citamos nomes aqui que foi nos foi autorizado.)


home based
[Trabalhar em casa aumenta a produtividade e é mais confortável para o trabalhador. Mas exige concentração e pode reduzir a troca de experiências, devido à distância entre companheiros de trabalho. Muitas empresas andam apostando numa forma diferente de trabalho para aumentar a produtividade.

O cafezinho da mãe e o sofá da sala estão sempre por perto. O quarto fica a dez passos do local de trabalho de Patrícia. Há cinco meses, é em casa que ela atende, pela internet, clientes de uma companhia aérea. A cada meia-hora, bate o ponto no leitor de impressão digital.

A companhia, que já tem 100 funcionários do call Center trabalhando em casa, está treinando outros 220. Karen vai ganhar o mesmo salário de quem se desloca até a empresa. Mas tem um desafio a vencer.

É de chinelo e bermuda que Rogério se sente mais inspirado para criar programas de computador. Mas ele não dispensa uma visita aos colegas.

“Se você ficar um bom tempo longe da sua equipe, é negativo você perde a experiência de estar com eles o contato o aprendizado e tudo aquilo que você pode oferecer para eles”, disse o analista de sistemas, - Rogério Coelho.] (Jornal Nacional; Edição do dia 20/08/2009; Repórter Severiano, Alan.)]
          

(Esta reportagem acima já foi postada aqui parte dela no site em outro momento sendo a mesma postada em 06 de outubro.)



Como na empresa Ticket e a Gol outra empresa Aérea esta desenvolvendo o trabalho em casa, como explica na reportagem acima podemos ver que a mesma disponibiliza toda a tecnologia aos funcionários e também o ponto de leitor de impressão digital, onde a cada meia hora os atendentes tem que tocar no mesmo. Também a companhia continua treinando novos funcionários para aumentar o volume de contratação.



Já existem muitas outras empresas no Brasil que permitem o trabalho remoto são elas: Motorola, AT&T, BT Global Service, Cisco, DELL, Du Pont, Ernest&Young, HP, IBM, Merryl Linch, Merck, Natura, Nortel, Polycom, Semco, Serpro, Shell, SonicWall, Symantec e Telejob.


Tanto para as empresas como para os funcionários existem muitas vantagens para o trabalho em casa, uma das causas que temos agora atualmente é o caso da gripe Suína, por exemplo, muitas pessoas ficaram doentes e não podem trabalhar, no entanto as empresas que tem muitos funcionários que trabalham em departamentos ou escritórios fechados e aglomerados podem pensar nesta possibilidade.


Em pesquisas realizadas em agencias de emprego, por exemplo, e algumas cooperativas, comprovamos que as empresas preferem os funcionários trabalhando no local. Muitas vagas destinadas ao cargo de digitador de dados, por exemplo, aqui no Brasil a contratação dos funcionários é realizada para desenvolver as atividades na própria empresa e com horários complicados tendo que se trabalhar de seis a oito horas por dia, se é de auxiliar de escritório, por exemplo, é de oito a dez horas. O cargo é considerado auxiliar, no entanto na maioria são digitadores que até mesmo trabalham sob produção, mas, porém a lei só permite que digitadores trabalhem somente seis horas por dia. Em países como África e Índia, os funcionários digitalizam dados em casa.


Embora existam empresas que o problema é outro, ou seja, a questão de segurança, um exemplo que temos foi uma entrevista realizada por nós ao senhor João Henrique Russo Superintendente de TI da empresa Central de Vendas em Informática Ltda obtivemos a seguinte informação:
“Em nosso caso, não poderíamos contratar funcionários para trabalhar em casa na digitalização de documentos, pois existe uma cláusula contratual com nossos Clientes que preservam o sigilo das informações. Portanto a digitalização ocorre somente em dois cenários:
1.    Em nosso Birô principal (sede da Empresa);
2. No próprio Cliente (a operação é montada no Cliente com estrutura de scanner e mão-de-obra).”



Portanto existem exceções, em caso de documentos sigilosos como vimos por questão de segurança não tem como o trabalho ser efetuado em casa, além desta empresa entrevistamos algumas outras no mesmo perfil. E concluímos, portanto, que sendo estabelecida a lei do trabalho em casa, nem todos os trabalhos podem ser desenvolvido em casa, pois informações sigilosas não podem vazar e a confiabilidade e segurança tem que estar em primeiro lugar, ou seja, por mais que muitas empresas exploram os trabalhadores, também existe a confiança dos clientes que não pode se perder quando se deixa leva em conta a questão da segurança por mais que pareça fácil o desenvolver do trabalho o conteúdo do mesmo não pode estar em qualquer lugar.






F